Escute o conteúdo, se desejar, é só apertar o play.
Amapiano: O ritmo que está dominando lounges e rooftops pelo mundo
Amapiano? Nunca ouvi falar.
Frequentemente é a resposta que eu ouço, quando pergunto para as pessoas se já ouviram Amapiano.
Recentemente, minha sobrinha Rebeca, durante uma viagem em veículo de aplicativo, o motorista perguntou se ela já tinha escutado música africana Amapiano, ela respondeu que sim, o motorista ficou surpreso achando que seria uma novidade para Rebeca, ela explicou ao motorista que o tio dela Dj Tucco é um DJ especialista em música africana em São Paulo que toca Amapiano e promove o ritmo em lounges, bares, hoteis e eventos corporativos.
Isso mostra que em algum momento mais pessoas conhecerão o gênero musical Amapiano aqui no Brasil, talvez seja o seu caso que está lendo essa matéria agora.
Bora curtir Amapiano!
O que é Amapiano
Amapiano é um ritmo de música eletrônica que usa elementos melódicos da house music, vocais tribais étnicos, este estilo surgiu na África do Sul em meados da década de 2010 já dominou o continente africano e está ficando amplamente conhecido na Europa, EUA e Ásia.
O nome Amapiano origina-se do Zulu para “pianos”, destacando as melodias de piano características do gênero musical.
O que é cativante no ritmo Amapiano é a atmosfera que ele cria relaxante e envolvente, por meio de batidas eletrônicas melodicamente harmonizadas com linhas de baixo profundas, sintetizadores suaves, ritmos percussivos e a essência de House music, Deep house, RNB, Jazz, Ethno, Melodic e Kwaito.
A febre do Amapiano
Alguns gêneros musicais ficam restritos a uma determinada região, este não é o caso do Amapiano, que tem sido reconhecido por especialistas musicais e aceito pelo público, nos continente Africano, EUA, Europa e Ásia, com grande potencial de cair no gosto dos brasileiros.
Por exemplo: Em 2023 o Grammy Awards, foi para a estreante cantora sul-africana, 22 anos de idade, considerada a estrela do Amapiano, Tyla, no seu álbum autointitulado Tyla, um álbum de 15 faixas, que alcançou o ouro – e a platina – com seu hit single, “Water”, em parceria com Travis Scott e Kelvin Momo conceituado produtor de Amapiano da África do Sul.
A família Medina já fechou com a cantora de amapiano Tyla, presença confirmada no Rock in Rio 2025 que será no mês de Setembro.
Além do produtor Kelvin Momo, conheça a obra de “King of Amapiano- Kabza the Small e Dj Maphoriza, também chamado de “Scorpions King”, a lista de produtores sul-africanos de Amapiano tem crescido cada vez mais.
A fama do amapiano nos Estados Unidos aumentou bastante nos anos recentes. Músicos americanos começaram a misturar características do amapiano em suas canções, como fez Beyoncé no seu disco “Renaissance” e Drake em “Honestly, Nevermind”.
Esse estilo musical também se destacou em ocasiões como o AfroNation em Miami 2023 e Portugal 2024, onde artistas e produtores falaram sobre a relevância cultural e musical do amapiano.
Uma outra particularidade do gênero Amapiano é que, embora a faixa predominante dos ouvintes sejam de jovens, pessoas de todas as idades e classe social se familiarizam e curtem o gênero musical.
Amapiano: O ritmo que está dominando lounges e rooftops pelo mundo
Se você gosta de viajar e curte música eletrônica, um local que você deve visitar em Uk, London, é o Edifício Soho Sky Terrace, atualmente um dos rooftops mais badalados do mundo, tendo em seu repertório de música ambiente Amapiano Vibes.
O ritmo Amapiano é ideal para espaços ao ar livre, áreas de convivência, bares, restaurantes e espaços mais sofisticados, como salões de hotel e eventos empresariais, proporciona uma trilha sonora contemporânea e refinada, mantendo os convidados envolvidos e animados.
A capacidade do Amapiano de se fundir com outros estilos musicais, como Smooth Jazz, house music e o afrobeats, tem contribuído para sua popularidade crescente.
Conclusão
O Gênero Amapiano de origem sulafricana, é uma mistura de house music, RNB, Jazz e elementos percussivos intensos.
O Amapiano já está impactando eventos nos EUA, Europa e Ásia e tem grande potencial de cair no gosto dos brasileiros, principalmente nos ambientes que exigem sofisticação sem perder a essência alegre e descontraída da ocasião.
Eleve a atmosfera do seu estabelecimento com a música Amapiano e provoque sensações inesquecíveis em seus clientes.
Siyobonana futhi (até a próxima em zulu)



Uma resposta